Madrid não é um sítio que se veja facilmente em apenas um dia. É uma cidade cheia de cultura e repleta de museus interessantes para se visitar. Ainda assim, é possível percorrer alguns dos seus pontos de interesse mais importantes em pouco tempo. No fim de contas mais vale só um dia que nenhum! Vê aqui o que visitar em Madrid em um dia!
Às vezes não viajo exclusivamente para conhecer uma cidade, por vezes o que me leva a uma cidade é um concerto e foi este caso. Concertos será provavelmente o único motivo que me leva a repetir destinos e a minha ida a Madrid encaixa-se aqui. Curiosamente, a primeira vez que visitei Madrid também foi para ver um concerto mas só fiquei um dia apesar de o planeado ter sido mais, mas o voo de regresso foi cancelado e tive de antecipar o regresso. A segunda vez foi em 2015 desta vez durante três dias para poder conhecer a cidade convenientemente, já que da vez anterior não tinha sido possível.
Nesta última viagem voltei para ver um concerto pois tenho o hábito que não repetir cidades estrangeiras que já conheço, se não fosse isso provavelmente não voltasse lá tão depressa. De qualquer forma, como fui numa sexta à noite e voltei no domingo de manhã e o concerto era no sábado à noite, tive todo o dia de sábado para recordar Madrid e voltar a alguns sítios que me tinham marcado na última viagem.
Parque de El Retiro
O dia começou cedo para aproveitar bem o pouco tempo que havia. Apesar do frio, o sol brilhava intensamente e o parque estava praticamente deserto, devido às horas. A entrada neste parque é gratuita e é considerado o “pulmão” de Madrid reunindo mais de 15000 árvores. Aqui podemos encontrar várias fontes e estátuas e até um lago onde é possível andar de barco. Um ótimo local para desfrutar de um passeio matinal, para fazer um piquenique, para ler um livro, ou simplesmente apreciar o contacto com a natureza que este nos proporciona, em pleno centro de Madrid.
Museu Reina Sofia
Já tinha estado neste museu e quis repetir. É aqui que podes observar a famosa “Guernica”, magnífica obra de Picasso, mas não só! O Museu Reina Sofia é um museu de arte moderna com mais de 21000 obras do século XX e é considerado um dos melhores museus de arte moderna da Europa.
Uma das partes que mais gostei e que da primeira vez que visitei não tinha prestado muita atenção foi à secção que se refere à Guerra Civil Espanhola com fotografias de Robert Capa. Gostei ainda de rever as obras de Dalí e de Picasso, obviamente.
Estava ainda a decorrer uma exposição temporária fantástica sobre os artistas do NSK (Neue Slowenische Kunst) que significa “Nova Arte Eslovena”, do qual fazia parte a conhecida banda Laibach. Este movimento teve um importante papel na arte, não só musical mas ao nível do design gráfico e da literatura, por exemplo. Esta exposição reuniu várias criações como pinturas, arte audiovisual, cenografia, fotografia, etc., com peças a remeter para a propaganda de regimes totalitários, como símbolo da eterna provocação, numa crítica política da esquerda à direita.
Uma pausa para almoçar e para descansar
Como a fome já apertava, aproveitámos o fim da visita ao Reina Sofia para almoçar no Steakburger Atocha, que fica a apenas cerca de 3 minutos a pé do museu, onde comemos um delicioso hambúrguer.
À tarde… passear pelas ruas
Do restaurante seguimos em direção ao famoso edifício Metropolis e passámos pela Puerta del Sol, um dos mais famosos locais de Madrid com a estátua do seu símbolo, “O urso e o medronheiro”, onde todos querem tirar uma fotografia, para mais tarde recordar.
Continuando o passeio, não se pode deixar de visitar o Mercado San Miguel nem a Plaza Mayor que estava repleta de barraquinhas. Foi então hora de nos dirigirmos ao Palácio Real de Madrid e apreciar a Catedral de Almudena, a igreja mais importante de Madrid.
A apenas 10 minutos de distância do Palácio Real, fica a Praça de Espanha com a sua famosa estátua de Estátua de Cervantes, Dom Quixote e Sancho Pança que infelizmente não deu para ver muito bem devido a um mercado que estava a decorrer. De seguida não deixes de andar mais um pouco e ir até ao Templo de Debod para apreciar o pôr do sol desde os miradouros do jardim.
Como a caminhada deixou alguma sede, nada melhor que beber uma cerveja fresquinha num café simpático e terminar o dia em grande!
Este percurso tem aproximadamente 6 quilómetros e dá para percorrer quase todos os mais importantes locais de Madrid, tudo a pé!
É claro que existem imensas coisas para visitar em Madrid e é completamente impossível visitar os principais locais por dentro e por fora em apenas um dia, por isso há que fazer escolhas pois não vai dar para ir a tudo. Estas são as minhas sugestões, de quem já conhecia a cidade e que preferiu voltar aos locais que mais tinha apreciado da última vez!
Por Espanha? Vê também o artigo sobre Barcelona!
Hasta!
6 comentários
Olá! Adorei as fotografias!
Também lá fui em Setembro e adorei, mas nós fizemos uma espécie de circulo num dia inteiro. Passamos por alguns locais que também referiste! Um local a voltar certamente!
Beijnhos
Obrigada Sara! Beijinhos!
Excelente artigo muito interessante adorei seu post.
Obrigada!!
Já fui a Madrid 3 ou 4 dias e amei, sobretudo o parque el retiro!
Sigo**
Madrid é sensacional muito lindo lá. amei suas fotografias.
Compartilhei até no meu facbook rsrs.
http://www.igracaaranha.com.br/instagram-entrar/